O Museu do Futebol, localizado nas dependências do estádio do Pacaembu, foi inaugurado em 29 de setembro de 2008, e fala sobre a prática, história e curiosidades do futebol no Brasil e no mundo.
O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940. O primeiro jogo de futebol aconteceu no dia seguinte, no Torneio Cidade de São Paulo, criado para inaugurar o estádio. Na primeira partida, o Palestra Itália (Palmeiras) venceu o Coritiba por 6×2, e Zequinha, da equipe paranaense, foi autor do primeiro gol da história da praça. No mesmo dia, o Corinthians venceu o Atlético Mineiro por 4×2. No jogo final, o Palestra venceu o dérbi por 2×1, mas não se tornou o primeiro campeão do Pacaembu. Isso porque a Portuguesa venceu o Juventus pelo Torneio Relâmpago, dias antes da final, sagrando-se campeã.
O estádio recebeu sete jogos da Copa do Mundo de 1950, e também o torneio de futebol nos Jogos Pan-Americanos de 1963. Foi palco ainda de inúmeras decisões de Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e Libertadores da América.
Foi a casa do Corinthians por muitos anos, onde a equipe mandava os seus principais jogos, até conseguir sua própria arena em 2014. Hoje, é considerada a segunda casa dos três principais times da capital paulista e também do Santos, além de ser a sede do Museu do Futebol.
Em concessão desde 2019, o estádio fechou para reforma em 2020, após ser um hospital de campanha durante a pandemia de Covid-19. O estádio teve a sua capacidade reduzida, devido à demolição do tobogã, e foi reinaugurado nas finais da Taça das Favelas em 21 de setembro de 2024.
Torneio Uber de Futebol Feminino | 01/09/2019
O História de Estádios é um projeto criado com o intuito de registrar histórias engraçadas e icônicas que a gente só vê nas arquibancadas mundo afora. Logo, tornou-se também um acervo de jogos de futebol e fotografias dos estádios visitados pelo criador.
Desenvolvido por William Santos Oliveira
Copyright © 2024 Histórias de Estádios