Fundado em 25 de janeiro de 1969 como equipe amadora, o União Suzano se profissionalizou em 1983. Após um período licenciado, chegou a filiar-se à Liga Paulista de Futebol antes de voltar a competições da FPF em 2019. Atualmente, está na Série A3 do Campeonato Paulista.
O ECUS foi fundado em 25 de outubro de 1993, pelos mesmos que profissionalizaram o União Suzano, e com nome, escudo e cores semelhantes ao rival. Na década de 2000, chegou a disputar a Série A3 do Campeonato Paulista, mas não se firmou, e atualmente encontra-se na Segunda Divisão, o quinto nível estadual.
O estádio Francisco Marques Figueira é propriedade da Prefeitura de Suzano, e recebe os jogos do União Suzano, pela Série A3, e do ECUS, pela Segunda Divisão do Campeonato Paulista, além de ser constantemente sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O estádio foi inaugurado no dia 2 de abril de 1982, quando a antiga equipe do Suzano FC foi derrotada por 5×1 para a Portuguesa de Desportos.
Atualmente, o local é bastante conhecido por algumas peculiaridades, como uma horta que fica localizada dentro das dependências do estádio.
Outro tópico que levou o estádio a ganhar notoriedade nacional durante a Copinha de 2024 foi o fato de que, durante a partida entre União Suzano x Portuguesa de Desportos, dois ônibus passaram no meio dos torcedores. Os veículos transportavam os jogadores de Goiás e Madureira, que haviam jogado mais cedo no mesmo local.
Copa São Paulo de Futebol Júnior | 04/01/2024
O História de Estádios é um projeto criado com o intuito de registrar histórias engraçadas e icônicas que a gente só vê nas arquibancadas mundo afora. Logo, tornou-se também um acervo de jogos de futebol e fotografias dos estádios visitados pelo criador.
Desenvolvido por William Santos Oliveira
Copyright © 2024 Histórias de Estádios