Fundado em 1967, o Santo André tem como principal conquista a Copa do Brasil em 2004. A equipe disputou três vezes a primeira divisão do Brasileirão, uma vez a Libertadores, e foi vice-campeão paulista em 2010.
O estádio Bruno José Daniel pertence à Prefeitura de Santo André, e é conhecido por sediar os jogos do time da cidade. Foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1969, com a realização do Troféu Brasil de Atletismo, e em 14 de dezembro do mesmo ano, a primeira partida de futebol aconteceu no local, com uma vitória do Palmeiras sobre o Santo André por 4×0. O primeiro gol foi marcado por Vágner. Bruno José Daniel, ex-prefeito e pai do também ex-prefeito da cidade Celso Daniel, que dá o nome ao estádio, faleceu oito dias depois deste jogo, em 22 de dezembro de 1969.
O estádio já recebeu jogos de diversas competições, com destaque para a Copa do Brasil, que terminou com o título do Santo André em 2004, da Copa Libertadores da América, em 2005, e da Série A do Campeonato Brasileiro, pela última vez em 2009. Já recebeu algumas finais: Santo André x Catanduvense (Campeonato Paulista Segunda Divisão de 1975), Santo André x Ituano (Copa Paulista de 2003) e Santo André x Inter de Limeira (Campeonato Paulista Série A2 de 2019), com o Santo André sendo campeão em todas elas.
Em 2011, o estádio entrou em reformas, e ficou em obras até 2016. Neste período, o Santo André não pôde jogar à noite no estádio, tendo ainda que jogar alguns jogos em São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e até em Araras, no interior de São Paulo. Foi neste período que o Santo André perdeu a vaga nas principais divisões do Campeonato Brasileiro.
Em 2020, após se tornar hospital de campanha durante a pandemia de Covid-19, o estádio foi fechado, permanecendo em reforma por quase um ano, para a troca do gramado natural para o gramado sintético.
Copa São Paulo de Futebol Júnior | 11/01/2023 | 07/01/2025
O História de Estádios é um projeto criado com o intuito de registrar histórias engraçadas e icônicas que a gente só vê nas arquibancadas mundo afora. Logo, tornou-se também um acervo de jogos de futebol e fotografias dos estádios visitados pelo criador.
Desenvolvido por William Santos Oliveira
Copyright © 2024 Histórias de Estádios