Fundado no final dos anos 80, o São Caetano viveu sua era de ouro no início dos anos 2000, quando conseguiu dois vices brasileiros, um vice da Libertadores e um título paulista. Atualmente, joga a Série A4 do Campeonato Paulista, após sucessivos rebaixamentos.
O Estádio Anacleto Campanella pertence à prefeitura de São Caetano do Sul e é casa do São Caetano, tendo recebido jogos do Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil.
O estádio foi inaugurado no dia 2 de janeiro de 1955, no jogo entre São Bento (time oriundo da fusão de São Caetano EC e Comercial) e XV de Piracicaba, com vitória dos mandantes por 1×0. O primeiro gol foi de Zé Carlos.
Na década de 60, o São Bento encerra as atividades e o estádio muda de nome, passando a se chamar Lauro Gomes de Almeida. Nessa época, o Saad passa a representar o município nas principais competições do estado, recebendo o estádio por comodato até 1989, quando deixa a cidade.
Após a saída do Saad, o AD São Caetano é fundado e passa a utilizar o estádio, que volta a ter o nome original de Anacleto Campanella. No estádio, o São Caetano chega aos êxitos dos anos 2000.
No ano de 2012, já com a equipe em declínio, a prefeitura opta pela demolição da arquibancada amarela, interditada desde 2007, o que reduz a capacidade do estádio em 4.600 pessoas.
O recorde de público aconteceu no dia 25 de novembro de 2001, quando o São Caetano venceu o Flamengo por 2×0 diante de 23.989 pessoas.
Campeonato Paulista Série A4 | 25/01/2025
O História de Estádios é um projeto criado com o intuito de registrar histórias engraçadas e icônicas que a gente só vê nas arquibancadas mundo afora. Logo, tornou-se também um acervo de jogos de futebol e fotografias dos estádios visitados pelo criador.
Desenvolvido por William Santos Oliveira
Copyright © 2024 Histórias de Estádios