Com três títulos da Libertadores e do Mundial, hexa brasileiro e uma Copa do Brasil, o São Paulo é um dos clubes mais vencedores do Brasil.
O Estádio Cícero Pompeu de Toledo foi projetado para receber 150 mil pessoas, tendo sua capacidade reduzida ao longo do tempo. Atualmente, a capacidade oficial do estádio é de 77.011 pessoas, ainda que a CBF só libere o uso de 72.039 destes.
Construído na década de 1950, o estádio foi inaugurado em 2 de outubro de 1960, quando o São Paulo venceu o Sporting, de Portugal, por 1×0. O primeiro gol foi marcado por Peixinho. O público neste dia era de 56.448 pessoas, em um estádio ainda inacabado.
Palco de muitos jogos decisivos no futebol brasileiro e internacional, acabou por receber conquistas importantes dos rivais do São Paulo. O recorde de público foi na final do Campeonato Paulista de 1977, em 9 de outubro, quando Corinthians x Ponte Preta se enfrentaram diante de 146.082 pessoas.
O estádio também é um importante ponto para o recebimento de shows e eventos internacionais na cidade de São Paulo. Em 2023, a Mondelez, proprietária da marca BIS, comprou os naming rights do estádio, que passou a ser chamado de MorumBIS em lugar de Morumbi.
Campeonato Paulista | 04/02/2023
O História de Estádios é um projeto criado com o intuito de registrar histórias engraçadas e icônicas que a gente só vê nas arquibancadas mundo afora. Logo, tornou-se também um acervo de jogos de futebol e fotografias dos estádios visitados pelo criador.
Desenvolvido por William Santos Oliveira
Copyright © 2024 Histórias de Estádios