Estádio do Canindé

Informações Gerais

Portuguesa

A Portuguesa é um time histórico no futebol paulista e um dos times que mais vezes jogou a primeira divisão do estadual. Revelou jogadores históricos e é vice-campeã brasileira no ano de 1996.

Espectadores*
0

História do Estádio

O terreno onde hoje se localiza o estádio do Canindé era de propriedade da Associação Alemã de Esportes, que acabou se fundindo ao São Paulo devido à pressão durante a Segunda Guerra Mundial. A Portuguesa adquiriu o espaço em 1956, fazendo uma série de reformas para atender às exigências da Federação Paulista de Futebol para jogos oficiais.

As primeiras arquibancadas, provisórias, eram feitas de madeira existiram até 1962, conferindo ao estádio o apelido de Ilha da Madeira, em alusão à ilha portuguesa. A primeira partida oficial no estádio aconteceu em 11 de novembro de 1956, quando a Portuguesa venceu um combinado de Palmeiras e São Paulo por 3×2. Nelsinho, no São Paulo, foi o autor do primeiro gol do estádio. O público recorde no estádio é de 25.662 pessoas, em 10 de outubro de 1982, no jogo Portuguesa 1×3 Corinthians.

O estádio, muito bem localizado, chegou a ser a opção preferida para ser a sede da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo. O projeto destacava o fácil acesso ao estádio e a proximidade com estações de trem e até um aeroporto, e previa uma ampliação para mais de 60.000 pessoas de capacidade, mas acabou sendo preterido.

Com a crise na Portuguesa, o estádio chegou a ir a leilão algumas vezes, mas a Lusa conseguiu manter a posse do seu estádio, que hoje conta com capacidade para 21.000 pessoas.

Números

Jogos
0
Times
0
Gols
0
Maior Placar

Brasil Ladies Cup | 15/12/2024

Fotos