Fundado em Santos com o nome de São Paulo Railway em 1914 (refundado em São Paulo em 1919), o clube leva o nome da Nacional desde 1945. Atualmente, o clube encontra-se na Série A4 do Campeonato Paulista.
O terreno onde se encontra o estádio foi doado por Arthur J. Owen, fundador do Nacional e superintendente da São Paulo Railway, empresa responsável pela estrada de ferro paulista. A primeira partida no campo que se tem registro foi de um jogo do São Paulo Railway (Nacional) contra SRD União Lyra Serrano.
A inauguração oficial do estádio só aconteceu 19 anos depois da doação do terreno, em 15 de maio de 1938, em uma partida entre São Paulo Railway e Corinthians. O Corinthians ganhou por 2×1, mas o primeiro gol no local foi marcado Carlos Leite, da equipe local.
Nicolau Alayon, uruguaio que dá o nome ao estádio, era funcionário da São Paulo Railway, fez parte da primeira diretoria do clube, antes de assumir a presidência da equipe, cargo que ocupou por 22 anos, sendo considerado o mais presidente da história da instituição.
Se atualmente a capacidade de público não chega a 11 mil pessoas, o recorde de público é de 22 mil presentes, em vitória do Nacional por 1×0 contra o São Paulo, em 21 de fevereiro de 1970.
O estádio já recebeu torneios importantes, com destaque para os Jogos Pan-Americanos de 1963, durante os quais recebeu cinco partidas, incluindo a disputa pela medalha de bronze no futebol. Sede constante da Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi inclusive o palco da final no ano de 2008, quando o Figueirense ganhou do Rio Branco/SP por 2×0.
Em 2012, chegou a receber uma partida de Rúgbi XV, entre Brasil x Paraguai, pela repescagem do Sul-Americano. Desde 2017, a arquibancada coberta é patrimônio tombado da cidade de São Paulo.
Copa São Paulo de Futebol Júnior | 09/01/2024
O História de Estádios é um projeto criado com o intuito de registrar histórias engraçadas e icônicas que a gente só vê nas arquibancadas mundo afora. Logo, tornou-se também um acervo de jogos de futebol e fotografias dos estádios visitados pelo criador.
Desenvolvido por William Santos Oliveira
Copyright © 2024 Histórias de Estádios