Primeiro clube profissional de Mauá, o Grêmio Mauaense ganhou a terceira e quarta divisão estadual em 1985 e 2003, respectivamente. Atualmente está na quinta divisão do Campeonato Paulista.
Clube mais novo da cidade, tendo estreado em 2018, o Mauá nunca conseguiu o acesso para a Série A3 do Campeonato Paulista. Atualmente está na quinta divisão do Campeonato Paulista.
O Estádio Municipal Pedro Benedetti fica localizado na cidade de Mauá, em São Paulo. Sua construção foi iniciada em 1968, na gestão do prefeito Élio Bernardi, mas as obras foram abandonadas em 1969, se deteriorando nos anos seguintes.
Em 1977, o prefeito Dorival Resende e o então presidente do Corinthians, Vicente Matheus, fizeram um acordo, no qual o terreno seria doado ao Corinthians, para que ali fosse construído seu estádio próprio. A prefeitura de Mauá esperava, assim, pressionar as autoridades estaduais e federais pela conclusão das obras viárias na cidade, mas o acordo não vingou e as obras permaneceram inacabadas.
Apenas em 1984 o estádio foi concluído. Inaugurado na gestão de Leonel Damo, no dia 8 de dezembro de 1984, tinha capacidade para aproximadamente 15.000 pessoas. A partida inaugural, um amistoso, foi entre Grêmio Mauaense e São Paulo, foi também a partida que registrou o maior público da história do estádio. O São Paulo venceu o jogo por 2×1, e o primeiro gol do estádio foi marcado pelo atacante Careca.
Em 2006 o estádio foi remodelado, e passou a ter capacidade para 10.590 pessoas. Em 2019, novas reformas foram feitas, para que a cidade pudesse voltar a ser sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A FPF exigiu a troca do gramado e a reforma dos vestiários e das cabines de imprensa. Atualmente, a capacidade máxima permitida pelos órgãos de segurança é de 8.567 pessoas.
Conhecido pelo frio, pela neblina e pela visão do Rodoanel, hoje concluído, e da Avenida Papa João XXIII como plano de fundo aos jogos, o estádio recebe hoje jogos do Grêmio Mauaense e do Mauá FC. Ambos disputam a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, que na prática é o quinto nível estadual.
Copa São Paulo de Futebol Júnior | 12/01/2020
O História de Estádios é um projeto criado com o intuito de registrar histórias engraçadas e icônicas que a gente só vê nas arquibancadas mundo afora. Logo, tornou-se também um acervo de jogos de futebol e fotografias dos estádios visitados pelo criador.
Desenvolvido por William Santos Oliveira
Copyright © 2024 Histórias de Estádios