Proprietário do Estádio Conde Rodolfo Crespi, a tradicional equipe paulistana já venceu a Taça de Prata (atual Série B do Campeonato Brasileiro). Atualmente disputa a Série A2 do Campeonato Paulista.
Nomeado oficialmente como Estádio Conde Rodolfo Crespi e mais conhecido por Rua Javari, o estádio do Juventus foi inaugurado no dia 26 de abril de 1925. Pertenceu à família Crespi até 1967, quando foi comprado pelo Juventus.
Após uma reforma, o estádio foi reinaugurado no dia 10 de novembro de 1929, em uma partida Juventus 1×2 Roma.
Atualmente com capacidade para receber 5.000 torcedores (na prática, este número é menor, por questões de segurança), o Estádio da Javari já registrou até 15.000 pessoas. O recorde aconteceu em nova reinauguração do estádio, no dia 13 de julho de 1941, em um jogo Juventus 1×3 Corinthians.
Talvez o jogo mais histórico realizado na Rua Javari tenha acontecido no dia 2 de agosto de 1929, quando o Juventus recebeu o Santos pelo Campeonato Paulista daquele ano. Naquele dia, Pelé afirma ter feito o gol mais bonito de sua carreira. Sem imagens do feito, o gol foi reproduzido por computação gráfica mais tarde, para um documentário. Até hoje o Rei do Futebol é reconhecido pelo gol, e tem um busto dentro estádio.
Recebendo hoje jogos da Série A2 do Campeonato Paulista, da Copa Paulista, Copinha e sendo casa do Barcelona da Capela do Socorro na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, o estádio é ponto de referência na Mooca e gastronomicamente conhecido pelos cannollis do Seu Antônio.
Campeonato Paulista de Futebol Feminino | 08/06/2019
O História de Estádios é um projeto criado com o intuito de registrar histórias engraçadas e icônicas que a gente só vê nas arquibancadas mundo afora. Logo, tornou-se também um acervo de jogos de futebol e fotografias dos estádios visitados pelo criador.
Desenvolvido por William Santos Oliveira
Copyright © 2024 Histórias de Estádios